Resumo
O que é, História, O que fazer e Como chegar.
————————————————————————————————————————————————————–
Fiz uma viagem de 15 dias em Pequim, capital da China no ano de 2011. E por ter sido uma viagem inesquecível, achei que não poderia deixar de falar sobre ela por aqui 🙂
Aqui, você pode ter acesso aos demais posts sobre o que fazer em Pequim.
Todos os posts falam sobre lugares pelos quais passei e conheci. E as informações sobre cada um deles, foram validadas na internet. Então, não tem informação passada!
Neste post específico, falarei sobre o Wangfujing.
O que é o Wangfujing
Wangfujing é a rua de compras mais famosa de Beijing, e de toda a China!

É uma rua reservada para pedestres, cheia de shoppings e lojas, e onde se está demarcado o centro da cidade de Beijing.
Atualmente, e principalmente no verão, fica lotada de chineses de classe média e estrangeiros, que andam de um lado para o outro.
Localizada no distrito de Dongcheng, tem entrada ao sul da Praça Oriental, e término ao norte do Beijing Hotel, ou na saída norte da Estação de Metrô Wangfujing
História de Wangfujing
Ao chegar em Wangfujing, você perceberá toda a modernidade que a China conseguiu levar ao seu país nos últimos anos. Parece que tudo ali foi construído há pouco tempo, e que a rua é nova.

Mas saiba que as atividades comerciais em Beijing começaram a ocorrer em Wangfujing, desde a Dinastia Ming. A Dinastia Ming governou a China de 1368 a 1644, depois da Dinastia Mongol.
Ou seja, Wangfujing, embora modernizada, é cheia de história! E muito antiga…
Depois da Dinastia Ming, a China foi precedida pela Dinastia Qing, a última dinastia imperial da China. Que ocorreu entre os anos de 1644 e 1912.
Durante a Dinastia Qing, várias residências para príncipes da dinastia foram construídas em Wangfujing, dando o nome atual ao local.
Wang Fu significa residência real, e Jing significa poço. O que significa que ali, na época, existiam 8 residências reais, da dinastia Qing, e um poço com água doce.

Hoje, Wangfujing é cheia de restaurantes, shoppings gigantescos, cafés ao ar livre, e lojas internacionais e nacionais (muitas marcas chinesas estão expostas ali), e vários prédios com construções modernas.
Mas na parte dos Hutongs, estreitas ruas e becos que formam residências tradicionais chinesas de Beijing, você ainda pode encontrar um pouco da história chinesa.

Como vendinhas de produtos tradicionais e souvernirs, lojas antigas, e até uma feira de comidas deliciosas, como escorpiões, gafanhotos, e etc, haha!



Antes da década de 90, a rua era aberta para o tráfego de veículos. Mas modificações feitas no início dos anos 2000, tornaram a rua de Wangfujing exclusiva para pedestres. Hoje você pode andar de lá para cá, com tranquilidade 🙂

O que fazer em Wangfujing
Acho que a parte mais exótica de Wangfujing é a Snack Street!
– Snack Street: Toda vez que ouvimos falar da culinária chinesa, nós pensamos naqueles insetos fritos que todo programa de curiosidades fala, não é?

Pois é, na Snack Street de Wangfujing você poderá ver, e experimentar, diversas bizarrices, como gafanhotos, escorpiões, bichos da seda, centopéias, cobras, cavalos marinhos, estrelas do mar, pênis de cordeiro, intestino de cordeiro, e muito mais.


É sério, rs. Se sua boca salivou (?) pensando em alguma destas especiarias, corra a Wangfujing para experimentar!


Embora seja comum comer esse tipo de coisa em alguns lugares da China, acredito que mais no interior do país. Vi poucas pessoas comprando e comendo ali em Wangfujing. E a maioria das pessoas que vi comendo, eram estrangeiras.


A Snack Street fica localizada nos hutongs, no oeste da rua principal.
– Ruifuxiang Silk & Cotton Shop: uma honrada e antiga loja de seda, e uma das mais populares para compras, dos estrangeiros. Lá você pode comprar seda na melhor qualidade, tanto em vestuários chineses, como pode pedir para fazer a roupa que você quiser, também.

– Gongmei Mansion: é o maior shopping de artesanatos de Beijing, como jóias, seda, e muitos outros produtos. O shopping é gigantesco mesmo, mas caso queira fazer compras, não recomendo comprar por lá. No post sobre shoppings, tenho dicas melhores 😉

– Wuyutai Tea Shop: loja de chá com uma história de mais de 120 anos! Funcionando desde 1887, é a mais famosa casa de chá de jasmim de Beijing.

– Yongán tang Herb Store: loja herbal construída na Dinastia Ming (1368 – 1644), com uma história de mais de 580 anos. Lá você encontra vários medicamentos raros da medicina chinesa.
– Quanjude Roast Duck: o mais famoso restaurante de pato assado da China. Pato assado é um prato típico de Beijing, e muitos estrangeiros quando vão para lá, costumam experimentar esse exótico prato.


– Wangfujing Night Market: também conhecido pelo nome Donghuamen Night Market, fica ao norte da entrada de Wangfujing. Se inicia às 18h, e oferece variedades de comidinhas típicas.

Como chegar em Wangfujing
Para chegar em Wangfujing, você pode pegar a linha 1 do metrô e descer na Estação Wangfujing. A saída A te leva a rua comercial.
Pode pegar os ônibus: 10, 41, 59, 99, 120, 127, 203 ou 205 e descer na Estação Wangfujing. Ou pegar os ônibus: 103, 104, 127, 201, 211, 420, Especial 11 ou Expresso 2, e descer na Estação Wangfujing Lukobei.
