Dia 01: Como chegar, Como conhecer, Onde se hospedar, História de Barreirinhas, O que são os Lençóis Maranhenses, Quando ir, O que fazer, Lagoa Bonita e Festa Junina.
Dia 02: Vassouras, Mandacaru, Caburé, e final de tarde em Barreirinhas.
Dia 03: Lagoa Azul, Almoço e Volta para casa
——————————————————————————————————————————————————————
Quando o ano de 2016 se iniciou, uma das metas que havíamos colocado para nós, era conhecer os Lençóis Maranhenses. E hoje, nos sentimos muito contentes de termos a alcançado 🙂
Passeio da Lagoa Azul
Infelizmente era nosso último dia em Barreirinhas, e já estávamos ficando com saudades. A cidade tinha os atrativos naturais mais lindos que já havíamos visto, uma população muito gentil e acolhedora, e uma tranquilidade de invejar.

Como nosso ônibus para São Luís sairia apenas às 16h, tínhamos marcado com a São Paulo Eco Turismo de fazer o passeio da Lagoa Azul no período da manhã. Para saber sobre os outros passeios que fizemos, veja aqui detalhes sobre a Lagoa Bonita, e aqui detalhes sobre Vassouras, Mandacaru e Caburé.

A jardineira da São Paulo Eco Turismo passou em nosso hostel, o Hostel em Boas Mãos, e depois saiu passando nas outras hospedagens para pegar os demais turistas que fariam o passeio conosco.
O Circuito da Lagoa Azul normalmente anda pelas dunas dos Lençóis Maranhenses, e visita a Lagoa Azul e as lagoas que ficam em seu entorno, fazendo uma caminhada curta, e parando pelas lagoas para nadar.

E quando percebem que a turma que fechou o passeio está apta para andar mais um pouquinho, te levam para a Lagoa do Peixe, que fica mais à frente. Nem é tanto tempo de caminhada, mas tem que andar um pouquinho mais.

Em nossa turma tinha só eu e o Doug de brasileiros, de resto, só gringos. E os gringos são conhecidos na América do Sul, como uma galera que curte e aguenta boas trilhas. Por isso, nosso guia decidiu que faríamos a Lagoa do Peixe. YEY!

A Lagoa do Peixe é a única do circuito que é perene, ou seja, tem água durante todo o ano. E tem esse nome, pois nela habitam alguns pequenos peixinhos.

Fizemos o trajeto de jardineira, atravessamos o rio Preguiças de balsa, andamos pelas areias do Parque dos Lençóis Maranhenses, subimos dunas, e chegamos às lagoas.



Passamos do lado de algumas delas, mas a primeira que pudemos parar para nadar, foi a Lagoa do Peixe.


A Lagoa do Peixe é perene, pois em um dos seus lados possui vegetação, permitindo que a água permaneça e não seque. Ela é bem rasinha e gostosa de nadar. Pudemos ficar uns 30 minutos curtindo-a.

Como sou uma pessoa cheia de sardinhas e pintinhas, em todo o rosto e corpo, os peixinhos da Lagoa do Peixe acharam que minhas pintinhas eram comida, e por isso ficaram me mordendo haha. Fica então a dica para quem é pintadinho como eu, rs. Não se assuste, e não machuca.
Depois, pudemos curtir as outras lagoas.



O circuito da Lagoa Azul também é lindo, mas dizem que anteriormente a Lagoa Azul já foi mais bonita. E por experiência, gostamos mais do circuito da Lagoa Bonita, pois vemos os lençóis do alto, e passamos por mais lagoas.



Deu nosso tempo, voltamos para Barreirinhas.

Almoço
Chegamos em Barreirinhas na hora do almoço, fomos no restaurante por quilo que Cineide havia nos indicado, e que fomos no primeiro dia. Pagamos R$13 cada para comer à vontade.
Depois, voltamos para o hostel para tomar um banho e arrumar nossas coisas.
Enquanto estávamos no Hostel Em Boas Mãos, pudemos conversar com Cineide, saber um pouco de sua história, sentir o carinho que ela tem pelo hostel que mantém, e também contar com a presença de um filhotinho de gato LINDOOOO, QUE EU MORRI DE VONTADE DE LEVAR PARA CASA, que apareceu no hostel.
AI MEU DEUS DO CÉU, morri de amores, demos pão, leitinho, fizemos a festa com o gatinho até o ônibus da São Paulo Eco Turismo aparecer, para nos levar para São Luís.
Volta para casa
A volta para São Luís leva em torno de mais ou menos 4 horas de viagem. Sai as 16h de Barreirinhas, e faz uma parada na estrada.
Depois de 4 horas de viagem, o micro ônibus vai parando em todos os hostels para deixar os passageiros, demorou um século para chegarmos no Hostel Tijuana, o nosso hostel.
Quando vimos, chegamos derrotados no hostel, com vontade de dormir. Ficamos um pouco na recepção, observando os gringos, e depois fomos dormir. Nosso voo era cedinho, e teríamos que sair às 3h da manhã do hostel.|
Do Hostel Tijuana até o aeroporto, pagamos R$55 de táxi, e levamos uns 20 minutos de carro.
E quando chegamos ao aeroporto, nos demos conta de como nossa viagem havia sido rápida, mas de quanta gente boa encontramos no caminho, quantos lugares lindos visitamos, e que pretendemos voltar em breve para o Maranhão, para conhecer o restante dos Lençóis Maranhenses!
COMENTÁRIOS
2 COMENTARIOSLençóis Maranhenses – Vassouras, Mandacaru e Caburé
jan 18, 2017[…] Dia 03: Lagoa Azul, Almoço e Volta para casa […]
03 Dias em Barreirinhas – Lençóis Maranhenses – Lagoa Bonita
jan 18, 2017[…] Dia 03: Lagoa Azul, Almoço e Volta para casa […]