Quer fazer um passeio gratuito em San Pedro de Atacama, e ainda conseguir chegar de bicicleta? A Garganta do Diabo do Deserto do Atacama é um ponto turístico diferente, e cheio de aventura 😉
Como chegar na Garganta do Diabo
Faça o passeio de bicicleta
Com o tour para o Valle de La Luna marcado para as 16h, acordamos tranquilamente, levantamos e seguimos pela cidade com apenas um plano: alugar bicicletas e pedalar até a Garganta do Diabo.
O próprio hostel alugava bicicletas, mas o recepcionista nos disse que estava com dores nas costas e não teria condições de revisar as magrelas para nós.
Então nos indicou um outro lugar para alugar, o Marley Coffee. Pagamos 3.000 CLP (R$18) cada, por 6 hs de uso. E lá mesmo nos indicaram como chegar na Garganta del Diablo.
Além da Garganta del Diablo, é bem comum as pessoas irem pedalando até o Valle de La Luna. Algumas pessoas pedalam também até a Laguna Cejar, mas sabíamos que estas últimas duas seriam muito pesadas pra nós:
- Garganta del Diablo: 16 km ida e volta;
- Valle de La Luna: 24km ida e volta;
- Laguna Cejar: 40km ida e volta.
Pegamos a bike e saímos da vila pela rua Tocopilla, sentido às ruínas de Pukara Quitor.
Seguimos o caminho que nos indicaram conforme estava desenhado no mapa, e chegamos a uma chancela que dava entrada a um parque.
Mas não tinham nos falado sobre esse parque, e nem sobre essa chancela, então pensamos que havíamos errado o caminho.

Voltamos um pouco e entramos em uma vilinha sem saída e ficamos que nem bobos olhando o mapa.
Nessa um homem que estava em uma das casas, nos viu pela janela e veio nos ajudar. Seu nome era Maurício e foi quem nos indicou que o caminho que havíamos feito anteriormente estava certo.
Seguimos o caminho até a chancela, atravessamos e continuamos a estrada até o momento em que ela se dividiria em 2. Partimos para o lado direito e chegamos!
Pedalar no deserto não foi nada fácil, estávamos na altitude e indo contra o vento. Nessa hora sentimos que a gente estava levando a vida de uma forma muito sedentária, hahaha.

Garganta del Diablo Atacama
Um labirinto com paredões de pedras
A Garganta del Diablo é muito louca! E o cansaço para chegar até lá é recompensador!
De fora a entrada para Quebrada del Diablo parece um labirinto com paredes enormes!
Ao entrar você se dá conta de que está rodeado de cânions com 15m de altura e pequenas cavernas. Não é possível chegar até lá de carro. Apenas de bicicleta ou à cavalo!


Tomamos nosso café da manhã ali no meio daquelas gigantescas pedras, e ficamos comendo nossos pães com Nescau observando a grandiosidade do lugar.
A trilha dentro da garganta é de 1km e é bem cansativa.
É bem díficil de pedalar lá dentro pois mal se tem espaço para passar entre as pedras. E em alguns pontos é tão estreita a passagem, que é necessário levantar a bicicleta no braço!


Foi durante esse trajeto que sentimos a força do deserto, cada curva era como se não saíssemos nunca do lugar pois tudo era muito parecido!
Chegou um momento em que haviam 2 saídas, seguimos por uma que deu para um mirante, tivemos que voltar.
E depois de um pouco de desespero haha, fizemos o caminho de volta para conseguirmos sair de lá.
Não sabíamos a extensão do trajeto, e muito menos quanto tempo levaríamos se tentássemos sair por outro lugar.
A volta foi bem mais fácil e bem mais agradável, o vento estava a nosso favor. Pedalar no meio do nada é mais do que emocionante!





Quer mais informações sobre o Deserto do Atacama? Veja nosso roteiro de 10 dias pelo deserto mais árido do mundo.