Mapa do Equador, e o roteiro de uma viagem de 2 meses e meio

Embora ainda pouco explorado pelos brasileiros, o Equador é um país cheio de surpresas! Seu tamanho permite que conheçamos quase todo o seu território, mesmo em uma viagem curta. Neste post, vamos explorar o Mapa do Equador, e contar um pouquinho do roteiro que fizemos em nossa última viagem por este lindo país.

Se você quiser mais informações sobre nossa viagem, clique aqui e veja todos os posts que separamos sobre este mochilão.

Mapa do Equador

Veja quais são as principais cidades do país

Nós fizemos uma viagem de 2 meses e meio pelo Equador, que iniciou no fim de Maio e terminou em Agosto de 2018. Por este motivo, tivemos a oportunidade de conhecer bem o país!

No mapa abaixo destacamos as cidades e principais pontos turísticos que conhecemos. E mesmo tendo feito uma viagem longa, ainda ficou faltando coisa para visitar.

E se você tem pouco tempo de viagem, não desanime! É muito fácil se locomover entre os extremos deste pequeno país 😉

Roteiro de viagem pelo Equador

2 meses e meio de Equador feitos de ônibus, avião e barco 

Em nosso roteiro de viagem, passamos pelas seguintes cidades, nesta exata ordem:

  1. Quito (a capital do Equador)
  2. Otavalo
  3. Mindo
  4. Cotopaxi/Machachi
  5. Latacunga
  6. Baños
  7. Tena/Missahualí
  8. Montañita/Las Tunas/Puerto López
  9. Ilhas Galápagos: Ilha Santa Cruz, Ilha Isabela e Ilha San Cristóbal
  10.   Cuenca
  11.   Vilcabamba/Loja

Todas elas possuem atrativos turísticos, alguns mais bonitos e imperdíveis que outros. Vale verificar quais se encaixam melhor no seu roteiro.

Normalmente os voos para o Equador chegam por Quito ou por Guayaquil. Quito, é a capital do Equador, e Guayaquil é a sua cidade mais populosa.

Nossa indicação é chegar por Quito, pois Guayaquil é considerada a cidade mais perigosa do país, e não tem muitos atrativos. Além disso, as cidades mais legais do Equador, estão ao norte, próximas de Quito.

Abaixo, colocamos um pequeno resumo de cada cidade, e os pontos turísticos que você pode conhecer nestes destinos incríveis <3

Quito

Uma capital cultural e histórica

Quito para nós foi uma cidade especial! Passamos bastante tempo por lá, e conhecemos bons cantinhos da cidade. Ela nos surpreendeu, e até hoje carregamos um carinho especial por ela.

Seus principais pontos turísticos são:

  • Centro Histórico, considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO
  • Bairro de Mariscal, que é o point das festas, bebidas e drogas da cidade
  • TelefériQo e Vulcão Pichincha, onde através de um teleférico você pode ter acesso ao principal vulcão da cidade, e fazer uma trilha por lá
  • Metade do Mundo, onde teoricamente passaria a Linha do Equador (a linha fica em outro lugar próximo, mas o monumento está onde se imaginava que passava a linha anteriormente)
  • Reserva Geobotânica Pululahua, uma antiga cratera de vulcão que hoje é habitada por algumas poucas famílias. Você pode inclusive descer para a “cratera”,  e acampar lá. Nós tivemos uma das melhores noites de nossa viagem neste lugar
  • Bairro La Floresta, este é um bairro pouco conhecido, mas para quem é de São Paulo vale uma referência: parece a Vila Madalena! Nós fizemos um Street Tour por lá, e foi muito legal!
  • Bairro Guápulo, também não é muito conhecido pelos turistas. Guápulo é um bairro de arquitetura hispânica e colonial, cheio de barzinhos e restaurantes que concentram a cena artística de Quito aos finais de semana. Também fizemos um Street Tour pela região, e foi incrível.
quito-equador
Mirante de Guápulo

Otavalo

Onde fica a maior feira de artesanatos indígenas da América do Sul

Otavalo é famosa por conta de sua feira de artesanatos, que acontece todos os sábados. Mas além disso, a cidade possui também outro atrativo, a Laguna Cuicocha.

A Laguna Cuicocha é uma cratera de vulcão inativa, coberta por água. Hoje você pode fazer uma trilha ao redor da cratera, passear de barco por dentro dela, ou apenas admirar sua linda paisagem.

Em Otavalo também existem outros pontos turísticos famosos, como as Lagunas Mojanda que não tivemos a oportunidade de fazer.

otavalo-equador
Feira de artesanatos indígenas de Otavalo

Mindo

Perfeito para a observação de pássaros 

Mindo é conhecida por ser a cidade dos bosques nublados. Para quem é do Sudeste do Brasil, a vegetação do local não é assim tão surpreendente, mas a cidade tem uma energia muito boa. Nós adoramos passar por lá!

Seus principais pontos turísticos são o Bosque Protetor Mindo Nambillo, famoso por uma tarabita (uma espécie de cabine/teleférico) que te leva de um ponto ao outro da floresta para duas trilhas cheias de cachoeiras, e a Casa da Árvore, onde você pode tomar um café e observar dezenas de espécies de pássaros.

A cidade também é uma fofura, e incrivelmente possui MUITAS opções de restaurantes veganos (nós somos vegetarianos, e amamos!).

mindo-equador
A famosa tarabita de Mindo

Cotopaxi/Machachi

O vulcão mais visitado do Equador

Cotopaxi é um dos vulcões mais visitados do Equador, principalmente por sua proximidade com Quito. Muitas pessoas fazem tours de 1 dia saindo de Quito, para conhecer o vulcão.

Mas nós decidimos nos hospedar próximo ao parque, em uma fazenda, e depois passar uma noite em Machachi, a cidade mais próxima.

cotopaxi-equador
Nossa hospedagem ao lado do vulcão Cotopaxi
Nossa hospedagem ao lado do vulcão Cotopaxi

Latacunga

Onde tem a linda Laguna Quilotoa

Latacunga mesmo não tem nada! Aliás é uma cidade bem feinha.

Mas perto de Latacunga, tem a Lagoa Quilotoa, outra antiga cratera de vulcão cheia de água, maior que a Laguna de Cuicocha. Algumas pessoas fazem a trilha ao redor da lagoa, que pode levar dias, e outras vão apenas para conhecê-la.

Para conhecer a lagoa, nós acabamos nos hospedando em Latacunga. Mas existem hospedagens próxima da lagoa, e acho que seria uma alternativa mais proveitosa.

Lagoa Quilotoa, no Equador, uma antiga cratéra de Vulcão
Lagoa Quilotoa, no Equador, uma antiga cratéra de Vulcão

Baños

Cenário da foto mais conhecida do Equador

Já ouvimos muita gente falar que só foi para o Equador, por conta daquela foto de uma casa na árvore, um balanço e um vulcão de fundo!

Essa foto famosa fica em Baños, no Balanço do Fim do Mundo, ou também conhecido como Casa da Árvore. Mas além disso, existem outras coisas para fazer em Baños, como um tour de 18km de bicicleta, onde você pode visitar várias cachoeiras, incluindo a Paillón del Diablo, outro importante cartão postal da cidade.

banos-balanco-fim-do-mundo-08 (1)
Balanço do Fim do Mundo

Tena

Amazônia Equatoriana

Nós queríamos ter a experiência de visitar a Amazônia, por isso decidimos ir à Tena. Mas para falar a verdade, acho que só vale a pena se você tiver dinheiro para investir em tours de vários dias.

Como estávamos em uma viagem econômica, fizemos o que era de graça, e descolamos um meio tour no caminho. Visitamos a pequena cidade de Missahualli, que fica às margens do Rio Napo e próxima de algumas comunidades indígenas.

Lá, nós vimos vários macaquinhos que ficam andando soltos pela cidade, conhecemos uma árvore centenária e visitamos uma comunidade indígena. Entretanto, o tour para a comunidade indígena era muito turístico e comercial.

Pôr do Sol, na Amazônia Equatoriana.

Montañita/Las Tunas/Puerto López

Nós vimos baleias!

Montañita é uma das praias mais famosas do Equador! Sua fama vem dos seus agitados finais de semana. Uma praia cheia de festas, bebedeira, drogas e histórias para contar.

Nós não estávamos muito a fim de agito, e a praia de Montañita não é também muito bonita. Por isso, decidimos dormir em Las Tunas, uma praia próxima, que fica entre Montañita e Puerto López, para ter uma experiência mais local.

Em Puerto López acontece o famoso tour de avistamento de baleias! Nós tivemos a grande oportunidade de poder encontrá-las no meio do mar, e foi maravihoso!!!

Além disso, por ali fica também o Parque Nacional Los Frailles, com praias fechadas e mais vazias. As praias mais bonitas da região.

Uma das maiores emoções da nossa viagem, foi ter visto de perto as baleias, na praia de Puerto Lopez no Equador

Ilhas Galápagos

De longe, o melhor ponto turístico do Equador

Não tem quem vá à Galápagos e não volte cheio de vontade de voltar um dia! As ilhas são realmente um lugar à parte, onde a convivência com os animais, que se encontram soltos aos montes pelas ilhas, é harmônica e selvagem.

Mas diferente de todo o resto do país, Galápagos é muuuito cara e precisa de avião. Por isso, muitas pessoas acabam deixando este destino para uma outra viagem.

De qualquer forma, aqui nós visitamos as 3 principais ilhas do arquipélago: Santa Cruz, Isabela e San Cristóbal. Cada uma com particularidades e praias distintas, mas todas imperdíveis.

A ilha que mais gostamos foi a Ilha Isabela, a mais natural dentre as 3. A locomoção entre as ilhas é feita de barco, à mar aberto, e não é nada confortável, rs.

Por isso a dica master é, compre passagem de avião de ida para chegar em Santa Cruz, e de volta por San Cristobal (ou vice-versa). Assim você consegue economizar uma viagem turbulenta de barco.

Cuenca

Tão bonita e calma, que até estrangeiros querem viver lá

Cuenca é famosa por ser uma cidade cheia de estrangeiros (em sua maioria estadunidenses) que se aposentam, e vão morar na cidade. É uma cidade bonita e calma, mas que não tem muita coisa para fazer.

A maioria das pessoas vão para lá, para conhecer o Parque Nacional Cajas, e as Ruínas de Ingapirca. Os dois lugares são lindos, mas não são os mais bonitos do Equador.

Catedrais de Cuenca

Vilcabamba/Loja

A cidade da longevidade

Existe um mito de que os idosos de Vilcabamba são os que mais vivem! E é por este motivo que muitos outros estrangeiros (que também são em sua maioria estadunidenses) se aposentam, e se mudam para lá. Maaas, aqui os aposentados possuem histórias de vida diferentes, podem ser hippies, ex drogados, e etc, haha.

De qualquer forma, Vilcabamba é uma cidade especial. Cortada por um rio, e dentro de várias reservas, a energia desse lugar é incrível. Sua simplicidade e estilo de vida encantam. Nós passamos pouco mais de uma semana lá, e gostaríamos de ter ficado mais.

Já, Loja, fica próxima de Vilcabamba e é um pouco maior. Normalmente as pessoas passam por lá para pegar ônibus para outros lugares do Equador, ou até mesmo para o Peru (que foi o nosso caso).

Vilcabamba está literalmente localizada entre as montanhas
Vilcabamba, cidade com maior good vibes

Outros lugares que não conhecemos

Mas que gostaríamos de ter conhecido

A costa equatoriana não é assim tããão surpreendente para nós brasileiros, mas dizem que no norte suas praias são mais bonitas. O Estado de Manabi é famoso, e muita gente recomenda conhecer suas cidades, como Manta.

O Parque Nacional Yasuní também é uma boa opção para quem deseja conhecer a Amazonia Equatoriana.

O vulcão Chimborazo, é o vulcão mais alto do Equador. Nós passamos do lado dele, dentro do ônibus, mas não tivemos a oportunidade de conhecê-lo.

E por último, a cidade de Guayaquil, a mais populosa do país. Para quem gosta de metrópoles, esse pode ser um bom destino. Nós decidimos não visitar a cidade, pois nenhum equatoriano a recomendou para nós. Todos dizem que é muito perigosa, e que não tem muitos atrativos.

Por isso, só passamos por lá para pegar aviões, e ônibus.

Tem alguma dúvida sobre o Equador, e possíveis rotas para a sua viagem? Deixe um comentário, e assim poderemos te ajudar 😉

 

 

Autor do Post
Mari Sanefuji
Joseense de 24 anos, que há 6 anos decidiu se mudar para São Paulo para trabalhar no ramo da Publicidade como Gestora de Mídias Sociais. Posso me descrever como uma mente inquieta sempre em reflexão sobre o mundo, e sobre a mim mesma.

Quer deixar um comentário?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *