Resumo do relato
Como chegar no Balanço do Fim do Mundo, Casa Del Arbol, Trilha para o Balanço do Fim do Mundo, Indo de táxi para o Balanço do Fim do Mundo
——————————————————————————————————————————————————————
Baños é uma cidade incrível, localizada no lado oriente do Equador. Para saber todas as informações sobre a cidade, temos um post aqui inteiro sobre Baños.
Reservei um post inteiro para falar pra vocês, sobre esse lugar, o famoso Balanço do Fim do Mundo. Não tenho nem palavras para descrever sua beleza.
É impossível não ficar em estado de êxtase, sentado em um balanço na beira do precipício (na verdade é apenas uma ilusão de ótica, tem chão em baixo de você). Ao lado da floresta amazônica, e há apenas 3km do vulcão ATIVO Tungarahua!
Só de escrever, sinto saudades desse lugar.

Como chegar no Balanço do Fim do Mundo
Vale informar que o Balanço do Fim do Mundo e Casa Del Arbol, são a mesma coisa.
Existem duas maneira de chegar ao Balanço do Fim do Mundo:
- Por uma trilha de 2h dá acesso à Casa Del Arbol;
- Nas agências de turismo costumam cobrar U$ 5 o trajeto (não sabia disso quando fui pra lá);
- Caminhar até a rua Pastaza. De onde os ônibus saem às 10h, 12h e 15h. Custa apenas U$ 1 e demora em média 20 minutos. Na volta pode ir caminhando, pois é só descida. Ou então tomar outro ônibus. Melhor ainda se conseguir uma carona 😀 (infelizmente não sabia disso também, quando fui para lá ahahha);
- Pagar U$ 10 para ir de táxi.
Eu gostei tanto do lugar, que dos 3 dias que fiquei em Baños, dois deles eu fui no balanço. Uma vez por trilha, e outra por táxi.

Casa del Arbol
A Casal del Arbol, fica há 2.700m de altura. E o que leva tantos viajantes a ir nessa pequena casa na árvore, é um balanço que te dá a sensação de estar à beira de um precipício.
Ao mesmo tempo é como se você estivesse balançando de encontro ao Vulcão Tungurahua (mais informações sobre o vulcão aqui).
O responsável pela construção da Casa del Arbol foi Carlos Sanchez. Que após vivenciar a erupção do vulcão Tungurahua em 1999 (erupção que provocou a evacuação de todos os moradores da cidade por 4 meses), decidiu por conta própria monitorar o vulcão de perto.
Para isso, construiu uma pequena casa para si, onde hoje é considerado o ponto mais próximo ao vulcão que se pode chegar sem autorização.

A visitação é aberta ao público diariamente. Sem horário específico de funcionamento.
O valor é cobrado de forma espontânea (não obrigatória), a partir de U$ 1.
Também é possível pernoitar ali do lado do Balanço do Fim do Mundo (quando voltar pra Baños, já sei onde dormir). Sendo necessário levar barraca, comidas, e roupas para baixas temperaturas. De noite a temperatura cai bastante. O valor é cobrado também de forma espontânea.
Trilha para o Balanço do Fim do Mundo
Cheguei em Baños por volta das 16h, depois de me hospedar no Erupcion Hostel Baños.
Me informei no hostel sobre o que poderia fazer por lá, e me disseram. “Olha, essa hora você pode pegar um táxi para ver o Balanço do Fim do Mundo”. Aí eu perguntei “Dá pra ir a pé?” (não existe jeito melhor de viajar a não ser caminhando para mim). Me indicaram a trilha, mas me avisaram “Oh aqui anoitece cedo, toma cuidado viu”.
Sai de lá pronto para fazer as 2h de trilha até a famosa Casa Del Arbol. Logo no começo da trilha, conheci um irlandês, o Colman. Assim como eu, ele também achou muita sorte termos nos encontrado, pois fazer trilhas sozinho e a noite, nunca é a melhor das ideias.

Depois de uns 30 minutos caminhando, olhamos um pro outro e falamos “QUE TRILHA CANSATIVA DA PORRA!”. Fazer a trilha é praticamente subir uma escada que parece não ter fim, hahaha (que drama né?).
Depois de mais 40 minutos caminhando, chegamos a um café, no meio da floresta. Um café bem chique por sinal. Colman tomou uma água, e no tempo que ficamos lá, conhecemos Antvané, uma peruana que também estava descansando para continuar a trilha.
Saímos de lá, caminhamos mais 5o minutos, subimos um barranco sujando a calça inteira de barro, e UFF. Finalmente chegamos no Balanço do Fim do Mundo.
Já estava de noite quando chegamos. E para nossa surpresa, aconteceu algo totalmente inesperado. O Tungurahua começou a soltar pequenos “jatos” de lava. A cena durou apenas alguns segundos, mas é algo que vou levar comigo por toda vida.

Ficamos uns 30 minutos contemplando o balanço, até que decidimos voltar.
No começo da trilha já estávamos conversando algo do tipo “A volta vai ser tensa hein? Vamos ver quem leva o primeiro escorregão”. Por sorte, depois de uns 20 minutos andando, vimos que tinha um táxi na nossa frente.
O carro só tinha um passageiro. Nos juntamos a ele, e seguimos o caminho de volta para Baños. A volta custou apenas U$ 3 para cada.

Indo de táxi para o Balanço do Fim do Mundo
Era meu terceiro dia de viagem. No dia anterior eu tinha conhecido Pablo que estava hospedado no mesmo hostel e no mesmo quarto que eu. Pablo é venezuelano, e de cara, nos demos muito bem.
Os dois com 23 anos, e viajando pela primeira vez sozinhos.
Pablo me falou que ia para a Casa del Arbol depois do almoço. Eu como já tinha ido pra lá, e vendo que o tempo estava bem fechado, falei que não ia. Pois queria ir de bicicleta até a cachoeira Pailon del Diablo.

Pablo seguiu caminho para trilha, e eu fui dar uma volta pela cidade antes de pegar a bicicleta. Por volta da 13h vi que o tempo estava completamente aberto e pensei “PQP eu só vi esse lugar a noite, tá dando pra ver o Tungurahua daqui de Baños, imagina a vista que o Pablo vai ter hoje”. E depois de 10 minutos, peguei o primeiro táxi que vi pela frente. Não queria perder o tempo aberto.
O taxista disse que a corrida sairia U$ 12. Mas depois de pechinchar um pouco, fechei a corrida por U$ 10. Já na estrada era possível ter uma visão muito nítida do vulcão. Chegava a emocionar.

Depois de uns 20 minutos, estava eu novamente na Casa del Arbol. E logo dei de cara com Pablo, e contemplamos uma natureza sem igual no mundo.
Depois de contemplar. Chegou a hora de nos divertirmos no balanço.


Para voltar para Baños, seguimos o mesmo caminho que o táxi fez. E por sorte conseguimos uma carona 😀
COMENTÁRIOS
2 COMENTARIOSrafael lima
Maio 1, 2016Muito bom o blog, só uma correção. dá pra ir ao columpio del infinito por 1 dollar. basta tomar o onibus que sai da rua pastaza a cada hora
a viagem dura uns 30 minutos e se você quiser desce a pé ou paga mais 1 dollar.
fora isso tem a opção das chifas turisticas que fazem esse percurso e outros miradores de banos por 5 dollares, pagar 10 dollares a um taxista só ida é a pior escolha
da uma olhada http://www.tomatechines.com.br/2016/04/banos-guia-oficial/
blogvamospromundo
Maio 31, 2016Opaaa!! Brigadão Rafael, valeu mesmo pelas dicas, não sabia dessas possibilidades pra fazer o tour, acabei gastando mor grana no táxi. Na minha cabeça eu iria apenas uma vez lá, mas no outro dia quando eu estava pronto para seguir caminho pelas cachoeiras, o céu abriu de um jeito que nem pensei na hora só queria o jeito mais rápido pra aproveitar a vista!
Sorte que em 2014 o dólar estava valendo R$ 2,20 se fosse hoje em dia eu ficaria sem ver o Balanço hahaha
Parabéns pelo blog também, relato completão de Banos, e o que mais curti é que explica como chegar nos lugares de forma independente e os preços REAIS! Algo difícil de encontrar nos guias convencionais!
Abração!