Resumo
O que é, História, O que fazer, Como chegar, Onde se hospedar, Depois de Sanlitun massagem
————————————————————————————————————————————————————–
Fiz uma viagem de 15 dias em Pequim, capital da China no ano de 2011. E por ter sido uma viagem inesquecível, achei que não poderia deixar de falar sobre ela por aqui 🙂
Aqui, você pode ter acesso aos demais posts sobre o que fazer em Pequim.
Todos os posts falam sobre lugares pelos quais passei e conheci. E as informações sobre cada um deles, foram validadas na internet. Então, não tem informação passada!
Neste post específico, falarei sobre Sanlitun.
O que é Sanlitun
Sanlitun é uma área do Distrito de Chaoyang, em Beijing, famoso por ter muitos bares de rua e lojas internacionais.
Entre as lojas, estão Uniqlo, American apparel, Apple Inc, Adidas. Inclusive, a loja da Adidas, que fica no shopping The Village, em Sanlitun, é a maior loja da Adidas do mundo!

Eu fui lá, e é grande mesmo! Além de você poder fazer compras (que eu não fiz), você pode ficar brincando em várias maquininhas de jogos espalhadas pela loja. Mesmo sem comprar nada, rs.

É um lugar muito frequentado por locais e estrangeiros, e está sempre cheio de gente. Como em toda Beijing, haha.
De dia você pode passar em um restaurante para almoçar. Lá tem muitos restaurantes chineses, e internacionais. Ou seja, com comida mais ocidentalizada.
Passear por suas ruas, por seus bares. E se quiser fazer compras, vá aos shoppings The Village, um shopping super bonitinho e moderno, bastante diferente do que vemos aqui no Brasil. Porém, os preços serão quase os mesmos. Ou ao shopping Nali Mali. Este eu não cheguei a conhecer.
À noite, Sanlitun fica lotada de gente jovem, e bonita! As ruas, bares e baladas ficam cheios de pessoas, com pessoas entrando e saindo. Se você estiver procurando por um lugar para sair à noite, Sanlitun é um ótimo lugar.

História de Sanlitun
Em 1949, após a fundação da República da China, o governo chinês decidiu mover todo o distrito diplomático de Beijing para fora do centro da cidade. Escolhendo assim a área de Sanlitun para abrigar todas as legações e embaixadas internacionais.
A área foi nomeada como Sanlitun para designar sua localização do Dongzhimen gate. Um dos portões da antiga fortificação da cidade de Beijing, que hoje é um centro comercial.
Tun, significa “localidade, San li significa “três li (um li significa 0.5km). O que quer dizer que Sanlitun está a 1.5km de Donghzimen Gate. Deu para entender? 😉
Mas a área de Sanlitun só começou a crescer, após as reformas econômicas que aconteceram na China, no final dos anos 70.

Foi quando os bares começaram a servir expatriados (pessoas que moram na China, mas não são chinesas), os primeiros hostels internacionais começaram a abrir, e estabelecimentos independentes surgiram.
Uma das pequenas ruas de Sanlitun, Nan Jie, foi demolida em 2005 para dar espaço para novas construções. Mas, bares e restaurantes continuam operando nos dois lados da rua Gongti Bei Lu.
A área de Sanlitun também passou por poucas e boas. Nas preparações para as Olimpíadas de 2008, que aconteceriam em Beijing, o governo chinês decidiu limpar a cidade, e fazer uma grande apreensão de drogas. Nessa, foram fechados 4 bares e clubes em Sanlitun. Em um deles, o bartender e o gerente foram executados por pena de morte.
Em 2015, perto da loja da Uniqlo, uma mulher chinesa e seu marido francês foram feridos em um ataque de espada por um homem. Segundo relatos, a maioria das pessoas achou que estava acontecendo uma performance artística. Por esse motivo, o socorro aos feridos demorou a acontecer.

Mas além destes incidentes negativos, Sanlitun se tornou um dos lugares mais populares de Beijing, especialmente por sua vida noturna. E atrai diversos estrangeiros e turistas todos os dias.
E não é a toa, já que mais de 40% dos bares de Beijing estão localizados em Sanlitun.

O que fazer em Sanlitun
Sanlitun é uma rua de bares dividida em norte e sul. Onde um lado da rua tem mais bares e é mais barato, e do outro é cheio de clubes e discotecas.
Mas além de bares, restaurantes, e clubes, Sanlitun tem outras coisas para fazer:
– Estádio dos Trabalhadores de Beijing (Beijing Worker’s Stadium): Um estádio antigo e renovado, utilizado para eventos esportivos e shows;
– Ginásio dos Trabalhadores de Beijing (Beijing Woker’s Gymnasium);
– Ginásio da Universidade de Tecnologia de Beijing (Beijing University of Technology Gymnasium);
– Teatro Chaoyang (Chaoyang Theater);

– The Bookworm: Funciona diariamente a partir das 9h. Famoso por seu festival internacional literário que acontece todo mês de Março, é um café-restaurante-livraria, com música, teatro, leituras de livro, painéis e debates, shows musicais, noites de quiz e eventos infantis;
– The Village: shopping desenhado pelo designer japonês Kengo Kuma, é formado por 19 prédios coloridos interconectados. Tem cinema, lojas, e muitos restaurantes.

Como chegar em Sanlitun
Sanlitun está localizada no oeste da estação de metrô Tuanjiehu da linha 10. Pegue as saídas A ou D, e siga a multidão, rs. Se perguntar sobre Sanlitun a um taxista, ele também entenderá bem onde é.
Onde se hospedar em Sanlitun
Sanlitun abriga alguns hostels. Caso queira se hospedar em uma área badalada, pode ser uma boa opção 🙂
– Beijing Sanlitun Hostel
– Zhaolong International Youth Hostel-Beijing
– The Sanlitun Guesthouse
– No.9 International Youth Hostel
Depois de Sanlintun, massagem
Depois de passear e almoçar por Sanlitun, decidimos ir a uma casa de massagem, a casa Oriental Taipan.
Lá nos dividimos em 3 pessoas para cada sala, onde 3 massagistas apareceriam para nos massagear.
Vestimos um roupão vermelho, e deitamos em uma maca.

Quando a massagem começou, eu quase morri de dor, ahhahahaa. Não entendo muito bem de massagem, e não sei como ela deve ser feita, mas que essa doeu, doeu! Mas vale a pena passar pela experiência 🙂