“Símbolos
Em 1961, enquanto alguns especialistas internacionais aconselhavam proibir o cultivo e o consumo das folhas de coca, no noroeste do Peru eram encontrados restos de folhas de coca que tinham sido mascadas milhares de anos antes.
Mascar coca foi, é e continuará sendo um saudável costume nas alturas andinas. A coca evita náuseas e tonturas e é o melhor remédio para várias enfermidades e fadigas.
Além do mais, e não é o de menos, a folha de coca é um símbolo de identidade, que só por má-fé pode-se confundir com essa manipulação química fodida chamada cocaína.
Outra perigosa manipulação química, chamada de heroína, é obtida a partir da flor da papoula. Mas até agora, pelo que se sabe, na Inglaterra a papoula continua sendo um símbolo da paz, da memória e do patriotismo.”
Texto do último livro de Eduardo Galeano, jornalista e escritor uruguaio reconhecido internacionalmente, “O Caçador de Histórias“.
Iniciei este post com o brilhante texto acima, pois foi lendo ele que tive a ideia de escrever sobre este assunto.
E também por que vi muita gente confusa, e enganada sobre as folhas de coca. Já me perguntaram se ela dá brisa, se nos países andinos é permitido usá-la, e fizeram até chacota quando se tocava no assunto.

Se com as palavras de Galeano você ainda não se convenceu sobre a importância das folhas de coca. Continue a leitura, pois vou desmistificá-las para você 🙂
História da coca
A coca, do quíchua (família de línguas indígenas na América do Sul) kuka, é uma planta nativa da Bolívia e do Peru. Seu estado selvagem abunda nos Andes até dois mil metros de altura.
Segundo uma lenda, o fundador do império inca, Manco Cápac, filho do sol, desceu um dia do céu e se dirigiu ao lago Titicaca (entre Bolívia e Peru) para ensinar aos homens como cultivar as terras.

Durante sua missão, ofereceu-lhes essa planta divina, cujas as folhas mascadas, os faziam recuperar as forças perdidas pela altitude e trabalho duro do dia-a-dia.
Porém, descobriu-se recentemente que a mastigação da folha de coca com fins medicinais é um hábito tão antigo quanto a própria civilização inca.
Antigas sociedades peruanas já utilizavam a planta há 8 mil anos atrás. Tal informação foi descoberta através de folhas mastigadas, encontradas por arqueólogos em ruínas de residências no vale Nanchoc, noroeste do Peru.

Nos tempos pré-colombianos, as folhas de coca eram oficialmente reservadas para a realeza inca. Elas eram utilizadas para propósitos místicos, religiosos, sociais, nutricionais e medicinais.
Socialmente, eram utilizadas para enganar a fadiga e a fome. Os incas, ao subirem as montanhas, as vezes ficavam dias sem comer. Por isso mascavam as folhas de coca, que tiravam a fome e lhe davam mais energia.
Em 1551, os espanhóis, em seu processo de colonização, baniram a coca, com o discurso de que era uma planta inventada pelo diabo para a completa destruição dos nativos sul americanos.
Mas com o passar do tempo, os invasores descobriram que sem as folhas de coca, os nativos mal conseguiriam trabalhar nos campos, ou minas de ouro. E sabe por que? Por causa das altitudes do lugar.
Posteriormente a essa descoberta, até a igreja católica começou a cultivar a coca. Tudo para manter a produtividade de toda a cadeia de trabalho escravo empreendida ali.
Atualmente ela é estigmatizada por ser a matéria-prima da cocaína. Mas nos países andinos, além de ser mascada diariamente pelos locais, é utilizada como ingrediente saudável na produção de alimentos, produtos de higiene, e muitos outros.
Composição da coca e benefícios
A folha de coca possui 14 compostos químicos chamados alcalóides, mas só um deles serve para a fabricação de cocaína. Este que expressa somente 0,5% de toda a composição da planta.

Os 13 alcalóides restantes possuem proteínas, vitaminas, carboidratos, gorduras, fibras, calorias, cálcio, fósforo e ferro.
A coca tem impactos positivos no corpo do homem, como a formação de células musculares, prevenção de úlcera e gastrite, afinamento do sangue, prevenção do mal estar causado pela altitude, melhora do funcionamento do fígado e da vesícula.
É também analgésica, diurética, acelera a digestão, regula a melanina da pele e evita cáries.
Em países como Bolívia, Peru, Chile e Argentina, ela é utilizada por turistas e locais, para ajudá-los a aguentar o mal estar causado pelas altas altitudes.

Lugares muito acima do nível do mar, como La Paz, a capital da Bolívia, que fica há 3.660 metros de altitude, tem menos oxigênio no ar. Por isso, as pessoas sentem moleza, falta de ar, respiração acelerada, aumento da frequência cardíaca e outros sintomas.
E estes sintomas não se reservam somente aos turistas. Até os nativos sentem os males da altitude. Eles não se tornam imunes com o passar do tempo.

Por isso, mastigar a folha de coca, e tomar chá feito da mesma folha, ajuda muito para enfrentar o mal de altitude!
Andando por algumas das cidades contempladas pelos Andes, é muito comum ver locais mastigando as folhas durante todo o dia, e encontrar saquinhos de folhas de coca para vender em qualquer lojinha de souvenirs.
Mascar as folhas de coca não é crime. E estas mesmas não são configuradas como droga. Mas por ser um produto vegetal, não indicamos que embarque para outros países com as mesmas.
A maioria dos países não permite entrada de produtos vegetais em sua alfândega. E isso é previsto para qualquer planta, até mesmo com um girassol, por exemplo.

Em nosso mochilão para o Chile e para a Bolívia, nós mastigamos muita folha de coca! Principalmente em San Pedro de Atacama, La Paz e Copacabana.
Foi com ela, aliás, que consegui atravessar a fronteira entre Chile e Bolívia de ônibus. O local de migração era muito alto, e eu poderia nem ter conseguido passar de lá.
Criação das drogas a partir da coca
O ingrediente ativo da planta da coca foi isolado no Ocidente pelo químico alemão Friedrich Gadecke, em 1855. Em um primeiro momento este produto foi utilizado por suas propriedades anestésicas, e só a partir de 1914, a cocaína foi definida como droga perigosa, e assim, proibida.

Já a coca-cola foi introduzida em 1886 como um tônico para o cérebro e cura para todos os problemas nervosos. Era promovida como uma bebida sóbria que oferecia as virtudes da coca sem os vícios do álcool. Até 1903, uma dose normal continha cerca de 60 mg de cocaína. Hoje as folhas são usadas apenas para dar sabor, visto que a droga foi removida.

E respondendo a algumas perguntas, NÃO. A FOLHA DE COCA NÃO DÁ BRISA. Não é alucinógena, e nem nada.
Fazer chacota da folha de coca, ou ter preconceito sobre ela, devido a cocaína, é de extrema ignorância, e uma falta de respeito tremenda com as culturas indígenas que as utilizam para diversos fins em sua sociedade.
Então, em sua próxima viagem pelos Andes, compre seu saquinho de folhas de coca, use e abuse delas.
E garanta o máximo respeito à cultura que faz parte das raízes de nosso continente 😉
COMENTÁRIOS
21 COMENTARIOSDarci
jul 25, 2016Estive no Peru em 2014 e chegando lá, precisamente no hotel, tive falta ar, vertigens. Tomei o chá de coca e mastiguei a folha e horas depois,estava bem melhor. Parabéns pelo blog!
Com relação à folha de coca,
Douglas Henrique da Fonseca
jul 28, 2016Boa noite Darci!
Primeiro obrigado pelo elogio do blog! Estamos nos esforçando, e querendo que seja um espaço não só para mostrar os lugares que passamos mas também para falar da cultura de cada lugar desse mundão!
Além da folha de coca ajudar, e MUITO (se não fosse ela, a viagem teria sido MUITO diferente), o gosto é muito bom!
Gosto de pensar que eu faço parte dessa cultura indígena. Uma cultura que não foi nos ensinada na escola, mas quando saímos para conhecer nosso continente, é como se sentir parte dele como um todo 😀
Um abraço Darci!
Derive
abr 7, 2017Olá!
Estive na Colômbia e experimentei o chá da folha de coca por lá e agora fiquei com uma dúvida. Tenho que fazer um teste toxicológico para um concusrso. A entrega será em julho então tenho tempo para esperar o tempo mínimo que eles pedem de 3 meses, mas não gostaria de ter uma surpresa ao fazer o teste.
Vocês saberiam me informar se ao consumir o chá da folha de coca é caracterizado como derivado da cocaína? Ou se chegaria a saíria no exame?
Ficaria muito grata se me ajudassem com esse dilema! haha
E adorei o post!
Acho que esse ponto que estou citando daria mais um post! haha
Mari Sanefuji
abr 12, 2017Olá Derive,
tudo bom?
Não somos especialistas no assunto para afirmar, mas acreditamos que não.
Como mencionado no texto, a folha de coca possui 14 compostos químicos chamados alcalóides, mas só um deles serve para a fabricação de cocaína. Este que expressa somente 0,5% de toda a composição da planta.
A quantidade é muito pequena, e pode ser que o composto a ser encontrado no exame seja outro. Além disso, no chá é muito mais fraco.
E obrigada! Esse assunto daria um outro post mesmo haha. Vamos dar uma pesquisada no assunto também 🙂
Espero ter ajudado!
Beijos!
Brasileirinho
abr 12, 2017Muito informativo,bom blog.
Mari Sanefuji
abr 12, 2017Olá Brasileirinho, que bom que gostou. Obrigada 😀
Bruno Rubens
ago 1, 2017Oi, Bom dia ! Tenho um avô que deveria tomar esse tipo de chá. Gostaria de saber onde eu consigo essa folha pra vender, ou até a semente, pra nós fazemos a experiencia.
Obrigado !
Contato = 027997335842
Face = Bruno Rubens
Jhenifer souza
mar 7, 2018Obrigada pela informação me esclareceu conceitos que ainda não estavam bem colocados até então, como por exemplo uma planta que veio da natureza fazer tanto mal. Muito obrigada por compartilha de sua história e sabedoria, pois conhecimento assim realmente não tem preço engrandece cada um de nós.
Mari Sanefuji
mar 14, 2018Olá Jhenifer,
eu que agradeço o seu comentário, muito gostoso saber que o que escrevemos está fazendo a diferença 🙂
Abraços!!
Silvia
abr 27, 2018Parabéns pelo blog, muito boas as informações. Estive esse mês no Peru e em Cusco ficava cansada por qualquer esforço, mas ainda bem que eu e meu marido só sentimos esse cansaço e nada de náuseas e enjoos. Creio que o chá e as balas de coca que consumíamos ajudaram bastante. Meu marido gostava tanto do chá que até comprou umas duas caixas e trouxe para o Brasil.. hahhaha
Mari Sanefuji
Maio 7, 2018Oi Silvia!
Obrigada pelo feedback 😀 E que bom que gostou do conteúdo!
Com certeza o chá e as balas ajudaram vocês. Faz parte da aclimatação, e até quem mora por esses cantos precisa estar sempre consumindo as folhinhas haha.
Ai que delícia! hahahaa
Abraços!
Mari
Joao
Maio 9, 2018Gostaria de saber se pode fazer o chá das folhas secas porque ganhei um pouco e coloquei em uma vasilha e ela acabou secando pôr favor me ajude Sueli de maringa dês de já agradeço
Mari Sanefuji
Maio 15, 2018Oi Sueli,
tudo bom?
Pode fazer sim, é só ferver a água, e depois de fervida acrescentar as folhas.
Deixa um tempinho na água quente, e depois coar 🙂
Abraços!
Mari
alfred
jul 12, 2018minha experiencia foi em 2006 e fiquei 35 dias de rolé no peru e bolivia.
tinha 22 anos fumante ( nao fumo amis) diabetico tipo 1 insulin addited. meu irmão nao era fumante e saudavel corria maratona e tal lembro em potosi eu fumando um cigarro a 5mil metro de altura e meu irmao que nao queria e nao usou folha de coca cair no chão com uma aparente confusão mental. e . eu comia folha de coca o dia INTEIRO muita mesmo. pra ter ideia eu fiz os 4 dias da trilha inca com a minha mochila cargeira e a da minha namorada que e asmatica. poarava toda hora pra fumar um cigarro ( ahh saudades da saude de jovem rs) e voltei pro brasil com 42kg ( na epoca devia pesar uns 65/70kg ) pois não como frango e lá so tinha iss. lembro muito bem de um dia QUE TIVE algumas distorções visuais por excesso de folha ., eu pegava muitas mas muitas mesmo folhas de coca e colocava junto dentro da garrafa de pepsi ou coca cola com refrigerante dentro pois como a coca cola limpa ate parafuso enferrujado ( tem vidoe no youtube mostrando). eu imaginei que a coca cola ou pepsi iria tirar tods os nutrientes da folha. nao sei se tirou todos mas era tanta folha que eu uma energia pra um enfermos fumante a mais de 3 mil metros de altura. depois de um dia intenso de muita caminha fomos dormir num hotel no lago titica eu me senti que as cores estavam brilhosas de mais e moduladas com pequenas faixas visuais ( lembra um pouco o mdma lsd ou 2cb ou 2ci) mas digo pra quem usou essas drogas pra ter uma ideia das distorções visuais que eram bem pequenas mas tive sim alucinações! nao tive paranoia taquicardia ou qualquer problea relacionado a diabetes e folha de coca. por sinal esse ano depois de velhoexperimentei cocaina, não é bom e não tem nada haver com o chá. você realmente ganha mais energia com a folha de coca. gostaria de usar aqui no rj no nivel do mar pra saber se há aumento da energia.
Mari Sanefuji
jul 16, 2018Oi Alfred,
tudo bom?
Caramba, que experiência! haha
Nunca ouvimos falar nestes efeitos que a folha de coca pode dar, você deve ter consumido bastante mesmo. Mas o que importa é que voltou vivo para o Brasil! haha
Valeu por compartilhar sua história!
Abração!
Marina
set 20, 2018Olá, tenho muita dificuldade para respirar, sinusite, rinite alérgica e convivo num lugar muito poluído. Acredito não ter asma, mas esses dias tive um momento que não consegui respirar NADA e me assustei por que ficou alguns minutos. Pensando em remédios naturais, lembrei de uma reportagem que falava da folha de coca pra ajudar à respirar em lugares de altitude.
Gostaria de saber se a folha pode ajudar pessoas com meu problema à respirar melhor. E se sim, onde posso obter as folhas?
Mari Sanefuji
out 9, 2018Oi Marina,
tudo bom?
Quanto à doenças respiratórias, eu não sei te informar se a folha de coca pode te ajudar 🙁
E acredito que no Brasil infelizmente não é possível adquiri-la.
Como é a falta de ar que você sente? Eu tenho asma, e andei tendo umas crises nos anos anteriores, mas elas eram desencadeadas pela ansiedade.
Beijos e boa sorte!
Marina
set 30, 2018Olá! Posso levar uma caixa de chá de coca industrializado para o Brasil!? Não vão me parar na revista?ou abrir minha mala???
Mari Sanefuji
out 9, 2018Oi Marina,
tudo bom?
Não sabemos te informar 🙁
Mas acho que em pequenas quantidades pode ser que você não tenha problema.
Beijos,
Mari
Elisa Oliveira Frassão
out 30, 2019kkkk adorei.